top of page

A Regra é Não Ter Regras: NETFLIX

  • Foto do escritor: Equipe JaulaTech
    Equipe JaulaTech
  • 14 de jul. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 30 de set. de 2024

A História e cultura de reinvenção dentro da empresa Netflix

ree
Primeiro livro escrito pelo CEO da Netflix conta os bastidores da cultura da empresa.

A Netflix foi fundada por Reed Hastings e Marc Randolph em 1997. Exatamente isso que você leu, 1997. Se você achava que a Netflix era uma empresa de 2007, saiba que só 10 anos depois de sua fundação, se iniciou o sistema de streaming (a forma como você assiste filmes hoje em Disney+, Prime Video e na própria Netflix). E em 2010 a empresa começa a expandir para o mercado internacional oferecendo também para o Canadá.


No inicio, a empresa trabalhava com locação de filmes, mas um ano mais tarde o serviço passou a oferecer entrega de DVDs pelos Correios através do site da companhia. Isso já era inovação para a época, mas a tornou oficialmente rival da Blockbuster (maior empresa de locação de filmes dos anos 90) e na época o serviço de assinatura de envios de DVDs por correio chegou a 300 mil assinantes nos EUA.

ree
Filme da Netflix que chegava por correio aos assinantes

Várias outras empresas podem imitar, em quem sabe até ultrapassar, Mas nunca houve uma empresa como a Netflix, que tem uma história única no setor que ocupa. As outras empresas acompanharam ela, que era um serviço de locação de DVDs por correio desacreditada, e se tornou uma superpotência de streaming, em vinte anos a companhia se tornou um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo.


Algumas empresas fecharam enquanto a Netflix reinventava as formas de consumir filmes, e outras a acompanharam pois ela com certeza ditou uma tendência de mercado.

Cupons de desconto: Clique aqui


Com mais de 180 milhões de assinantes em 190 países e uma receita anual de bilhões de dólares, a Netflix causou uma verdadeira revolução com sua filosofia corporativa nada convencional. Cofundador, presidente e CEO da empresa, Reed Hastings se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para falar pela primeira vez, em forma de um livro, sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação.

A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos nunca antes compartilhados, Hastings explica como seus princípios controversos fizeram da Netflix um exemplo de inovação e sucesso global. Uma obra fascinante sobre uma empresa que desafiou tradições e expectativas e dominou as premiações do cinema e da TV, além do imaginário de milhões de pessoas, uma tela por vez.


E hoje você pode até acreditar que "a Netflix está ficando para trás" mas não é verdade. Inclusive mesmo a pandemia tendo potencializado o consumo desse tipo de serviço, dando espaço para outras empresas do segmento investirem e crescerem para competir, a pioneira continua no topo. Em busca de entender a presença do segmento de streaming nas lojas de aplicativos, a empresa Elife analisou 120 mil comentários do Google Play e iOS no período de janeiro a maio de 2021. Para o estudo, foram consideradas 6 marcas: Netflix, Amazon Prime, Disney +, Telecine, Globoplay e HBO GO. Seguem as pesquisas atuais:


ree
ree
ree
ree

Quer cupons de descontos grátis? Clique aqui agora


E desde o inicio da pandemia, os números começam a ficar claros: de acordo com pesquisa da Kantar IBOPE Media, 58% dos usuários de internet disseram que viram mais vídeo e TV online em streaming pago durante os períodos de isolamento.


E em 2021 recentemente a Globoplay ultrapassou a Netflix no Brasil em número de assinantes, contabilizando 30 milhões de usuários. Enquanto a Netflix no Brasil conta com com mais de 20 milhões. Lembrando que apesar da desaceleração do crescimento da Netflix no mundo inteiro (com a chegada de vários concorrentes e perda de direitos de reprodução de conteúdos de terceiros), mundialmente a empresa ultrapassou em janeiro de 2021 a marca de 200 milhões de assinantes, cumprindo assim a missão proposta pela empresa de entreter o mundo. Claro que como a Globo tem a maior audiência da TV brasileira, o maior portal de noticias com maior trafego de dados da internet nacional, não seria difícil fazer uma divulgação massiva para o brasileiro que encontra no Globoplay tudo que encontra nos canais do grupo globo.


Mas e ai, até quando você acha que a Netflix conseguirá se reinventar, inovar e surpreender nacionalmente ou mundialmente? Quem você acredita ser um grande candidato a um dia destronar a pioneira a nível mundial?? Comente.


Você sabia que dá para assistir o Prime Video da Amazon por 9,90R$ ao mês? Essa é uma das estratégia da empresa para ganhar cada vez mais espaço. Já o Disney+ custa 27,90R$/mês e a Netflix os planos variam de R$21,90 a R$45,90 por mês. O plano mais básico mensal do Globoplay é de R$ 22,90 (valores do dia 14/07/2021).


Em queda ou não, com concorrente ou não, a empresa Netflix projeta receita de US$ 7,1 bilhões no ano de 2021.
ree
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O LIVRO
ree
Esse Reed Hastings: CEO Netflix, Co-fundador Netflix e Co-autor do livro Netflix. Foto da época de aluguel de filmes em CD por correio, um começo de revolução no mercado de filmes e seriados.

Fontes: Forbes, Elife, Netflix, Wikipedia, Kantar IBOPE Media



Quer cupons de descontos grátis? Clique aqui agora


Comentários


bottom of page